Velha Infância

Eu sinto saudades da inocência da redação das férias, das trinta páginas de exercícios que metade da sala achava absurdo ter que fazer nas férias. Eu me lembro claramente das manhãs, que, mesmo sem precisar, eu levantava às oito, nove horas, e ficava o resto do dia sem nada pra fazer, apenas assistindo aos bons e velhos desenhos e visitando a casa da vó, que sempre fazia o lanche da tarde. Outra coisa que lembro detalhadamente, como se visse uma foto, é minha mãe penteando meus cabelos depois do banho, e a nossa mania tão gostosa de dizer que o cabelo tava “macinho, maciinho.”

Lembro dos finais de semana no sítio, das brincadeiras no quintal e na rua, de como eu tentava ajudar meu avô no mercadinho… E como poderia esquecer da importantíssima novela da tarde, que nada mais era que a reprise de uma novela de grande sucesso na televisão.. E o mais engraçado era que dava pra fazer tudo e mais um pouco e ainda sobrava tempo pra não fazer nada. E quando a gente cresce, por mais tempo que a gente tenha nos nossos relógios, nunca dá tempo de terminar tudo, ou quando dá, simplesmente não o fazemos. Quando crianças, dizemos o que pensamos, sem aquele medo de ferir, e tentamos reconquistar a amizade com balinhas, chicletes, chocolates. Daí crescemos e dizemos o que pensamos, sem na verdade pensar, falando só pra ofender, magoar. E a gente pensa, onde foi que tudo mudou, em que curva dessa nossa estrada deixamos nossos valores pra trás, e por que o deixamos lá.. E passamos um longo tempo divagando sobre o que fizemos ou deixamos de fazer…

E o mais engraçado é que quando eu era criança, só conseguia pensar em crescer, ficar mais velha e fazer as coisas que os adultos podiam fazer… Hoje, já considerada “adulta” pelo resto do mundo e principalmente por minha mãe, a única coisa que eu consigo pensar é voltar a ser criança.

One thought on “Velha Infância

Leave a Reply

