Os 5 estágios do relacionamento frustrado

Muitos de vocês já ouviram falar do Modelo de Kübler-Ross. Só não tem idéia disso ainda. Sabe aquele famoso vídeo da girafa que cai na areia movediça? Então… Só que esse modelo é mais conhecido por 5 estágios que precedem a morte. Geralmente isso ocorre em pacientes com doenças terminais. Vou explicar pra vocês como isso se adapta ao relacionamento frustrado.

Primeiro você conhece aquela pessoa incrível, acha que é a mulher (o homem) da sua vida. Que vocês vão se casar e ter filhos e serem felizes para sempre em sua casinha com cerca branca, um Golden Retriever chamado Thor, Mel, Cachorro e pensam até na casa na praia que vão comprar com o dinheiro da aposentadoria. Daí vem o balde de água fria e você dá de cara com a realidade e percebe que a vida não é um comercial de margarina. Sua vida está acabada.

Primeiro Estágio: Negação e Isolamento

Isso não está acontecendo comigo. Não pode. Nunca aconteceria. Isso é coisa de novela. Impossível na vida real. Tsc, que viagem.

Segundo Estágio: Raiva

Por que eu? O que foi que eu fiz pra isso ter acontecido comigo? Joguei chiclete na cruz? Passei rasteira em cego? Cuspi na cabeça de anão?? Ó vida, ó céus, ó raios.

Terceiro Estágio: Negociação

Senhor, eu sei que não tenho rezado muito mas também sei que não tenho pedido muita coisa pro senhor. Será que não daria pra colaborar e me ajudar a ficar com ele(a) de novo? Ele(a) me faz tão bem. Olha, eu prometo que se a gente voltar eu páro de fumar/comer chocolate/beber/insira aqui sua promessa.

Quarto Estágio: Depressão

Não quero mais saber de nada. Nada mais me importa. Não tenho razão pra saber de outras coisas, outras pessoas. Eu só quero ele(a) de volta.

Quinto Estágio: Aceitação

Eu já superei isso. Tô bem, sei que vai dar tudo certo. Era pra acontecer isso. Era pra ser assim…

E daí, depois de ter se recuperado de um terrível trauma, quando você menos espera, está na rua, feliz, cantarolando um Jota Quest super animado, e é atropelado. Fim.

2 thoughts on “Os 5 estágios do relacionamento frustrado

Leave a Reply

