A tal da sintonia

Desde criança fui acostumada com a idéia de que todos devemos procurar o amor perfeito. O amor pra vida toda. Filmes, novelas, livros, contos infantis. Todos buscavam a pessoa com a qual dividiriam um potinho com suas respectivas escovas de dente. Aquele príncipe encantado no cavalo branco que, no final da história me salvaria da vida triste de gata borralheira e me levaria para morar num castelo longe e assim viveríamos felizes para sempre. Tudo fictício. Os contos acabavam no final feliz. Ninguém tinha coragem de fazer a continuação dessas belas histórias de amor. Ele se cansa dela, ela sai com o cara gato da academia e ele consegue traçar a melhor amiga dela enquanto ela acha que ele joga tênis no clube. A realidade é muito mais cruel que qualquer sofrimento de conto de fadas. Lavar o chão com uma escova é fichinha perto do que passamos todos os dias. Desconfiança, falta de motivação, tédio, rotina. De todos os relacionamentos que tive, garanto que nenhum teve sucesso. (óbvio não?) Mas depois de uma análise detalhada percebi que nunca me relacionei com alguém que fosse como eu. Que gostasse das mesmas coisas que gosto ou que no mínimo respeitasse as diferenças de cada um. Respeito. É isso que dizem quando pensam em um relacionamento bem sucedido. É preciso ter respeito com você e com o outro para ser feliz, certo? Não. É preciso ter sintonia.

Sintonia e sincronicidade. Consigo contar nos dedos de uma mão casais que são assim. Todos tem seus problemas, suas desavenças vez por outra, mas um completa o outro e aceita o outro exatamente da maneira que é. Claro, existem suas raras exceções em que, certas coisas que um gosta de fazer possa prejudicar não só a ele mas como o outro, mas essa é outra história.

Ter algumas coisas em comum não é suficiente pra garantir o sucesso no relacionamento. É além disso e quase inexplicável. Quantas vezes nos deparamos com pessoas que gostam do mesmo que a gente mas simplesmente, “não bate”. Essas pessoas, no futuro acabam se tornando nossos amigos ou apenas mais um coadjuvante nessa novela (ridícula) que é a vida. Manoel Carlos se orgulha disso, certeza.

Conversando com a J. ontem, discutíamos o quanto o irmão dela e a namorada se davam bem. A forma perfeita que duas peças do quebra cabeça se encaixavam e davam forma a uma figura incrível que é a sintonia. E eu não digo que significa terminar a frase do outro ou saber no olhar o que ele sente. É além disso. Conheço outro casal que é assim e se completa há quatro anos. Por muitas vezes a inveja (branca) bate e me pergunto se algum dia vou conseguir achar esse tal de amor “pra vida toda”. Se os planos que, uma hora foram infantis como casar e ter filhos um dia se concretizarão. Ou que o futuro não tenha guardado pra mim esse destino, mas que tenha guardado o “amor maior”.

Dizem que não se morre de amor. Conheço um caso que prova o contrário. Os avós do cara de um desses casais citados acima viveram felizes por sabe-se lá quantos anos. Ela faleceu. Dois meses depois, com a saúde uma hora impecável, o avô, sem mais nem menos foi parar no hospital. Sentia saudades da “velha dele”. Poucas semanas depois não aguentou. Esperou o resultado do jogo do São Paulo sair (campeão) e foi atrás da mulher da vida dele.

Eu espero que ninguém venha me dizer nos comentários que ele morreu porque era simplesmente velho. Não é isso. A saúde dele era melhor que a sua, que a minha, que o idiota que tá sentado atrás de você que corre duas vezes por semana e não come proteínas e carboidratos depois das seis. Esse caso foi de amor. Amor que nem eu, nem você temos. Não por sermos amargas ou não sermos boas o suficiente pra alguém. Mas por não termos encontrado a tal da sintonia.

E que fique claro: A sintonia não é um cara alto, forte e rico. É um cara engraçado, bonito na mesma quantidade de beleza que a minha (aham Claudia. Senta lá). É o cara que não vai achar defeitos em tudo que eu faço, que vai jogar videogame comigo, me levar ao cinema, ouvir as minhas músicas sem reclamar e ouvir as músicas dele com a minha cara feia de fundo. Esse cara vai saber aguentar o ciuminho das amigas da faculdade e acima de tudo, vai saber demonstrar como um idiota (apaixonado) o que sente por mim.

Não adianta você dizer que não tem vontade de sentir isso. Você sabe que passou a vida inteira procurando alguém que gostasse de você do jeito que você é. Foram poucos que entenderam, muitos que desistiram ou nem tentaram. Se você me diz que isso não existe, eu finjo que não ouço. Se você diz que é melhor não esperar, eu puxo minha cadeira, acendo um cigarro, jogo um tetris e te espero.

4 thoughts on “A tal da sintonia

  1. Meuu..
    ameii o seu texto, e posso dizer q td o q vc pensa eu tb penso.
    eu quero sim um alguém q sente ao meu lado, comendo pipoca e vendo um filme e q se eu chorar ele me console, q me leve ao cinema e depois uma esticadinha em uma balada, ou simplesmente ficar ao meu lado em dias de TPM.

    Sintonia é td! é a sua metade da laranja! rs

    e digo mais, há quem morra de amor siim. quando meu avô falaceu, tivemos que fazer das tripas coração para a minha avó não ir junto com ele alguns meses depois.
    e há tb alguns casos na familia tb…

    no termino do meu relacionamento, achei q fosse morrer, mas vi q ele não merecia isso. simplesmente pq nao havia a tal da sintonia entre a gente. eramos os prefeitos água e oleo…
    rs…

    mas ainda iremos encontrar essa sintonia, a nossa metade da laranja!
    pq merecemos ser felizes!

    beijos!

  2. histórias são histórias. vida é vida. quadrado é quadrado. nem sempre os 3 se encaixam… mas um hora agente se engana e parte pro abraço de olhos fechados achando que chegou no final do livro🙂

    eu já disse que gosto de tetris? =P

    viajei com esse texto…

  3. Um tripé: respeito, sinceridade, reciprocidade.

    Como as 2 primeiras “pernas” são ensinadas pelas nossas referencias [começando pelas de casa e acabando nas que compoem nossa convivencia diária] e a 3ª é uma consequencia daquilo que aprendemos e absorvemos com cada uma daquelas, nada mais natural que a gente leve muito, mas muito tempo mesmo, batendo cabeça em relacionamentos. Sintonia é uma consequencia desse tripé aí, que entendo ser a base de todo relacionamento, de qualquer “categoria”, que dá certo.

    Pois voce não vai estar com alguém igual a você, exceto se fizer um acordo consigo, antes de tudo, para manter-se feliz, sem depender de ninguém. [E, no fundo no fundo, não queremos alguém assim, igualim. O imprevisivel é que nos move]. Ai voce abre espaço para encontrar / ser encontrada por alguém com sonhos que possuam o mesmo tamanho dos seus. Que te leva pra voar com poucas palavras, as vezes até com 1 olhar. Que te faz feliz sem fazer nada. Que te faz completa por parecer fazer tudo, até mesmo dando um reles sorriso. Que admira suas qualidades a ponto de ser capaz de respeitar todos os seus defeitos, mesmo aqueles que não são possíveis de compreender, e questionamos não pelo prazer de questionar, mas porque queremos aquela pessoa cada vez maior, cada vez melhor, tão ou mais feliz.

    Dai a gente nem vê o tempo passar e quando se dá conta, já estamos há um tempão ao lado desse alguém que nos faz tão bem. Esperando ou não, simplesmente acontece. As vezes antes ou durante nossa “passagem” por todos aqueles que quase pareciam ser nossa sintonia, mas eram apenas o preparo pra esse alguém. Como, quanto [e com quantos (as)] nos preparar é escolha nossa. Enjoy the ride e depois que fechar o tetris, ache outro jogo que divirta igualmente. Pq o resto é o resto =).

    ótimos dias pra ti😉

  4. meu…primeiro gosto do seu jeito de escrever!
    segundo: concoro com tudo que disse! Porém eu tive que aprender da mais dura forma, ja sabe como né!? Mas deixa eu explicar, pq a cada vez que eu conto a história “ela” morre um pouco dentro de mim…e quem sabe assim esse fantasma nao desaparece logo?!

    Bom, ja começa pela forma como conheci “ela”, até como foi o tempo em que ficamos juntos (4 anos) e como terminou!! Esse lance todo daria um filme, juro que daria! Um romance que passaria de comédia para drama e de drama para comédia incansáveis vezes, até eu por um basta!
    Mas a questão e que eu tinha certeza que “ela” era ELA!! A mulher da minha vida!! “Com essa eu caso!” E queria mesmo casar!! Mas ela conseguiu acabar com toda e qualquer possibilidade de que, como nos filmes românticos, agente se encontrasse no futuro e ficassemos juntos!
    Até esse momento eu acreditava no AMOR, nessa palavra comercial, mas concordo contigo qdo diz que na verdade o melhor sentimento entre duas pessoas é o Respeito. É isso que matém juntas. Lógico, combinado com a sintonia que vc fala e eu chamo de ideal comum! Um casal permace junto por ter uma meta em que os dois acredtiam, por olhar no mesmo ponto no alvo que está la a frente!!! E quanto mais tempo durar a caminhada para que eles dois, juntos e com respeito, acertem o alvo na mosca, mais tempo passarão juntos! Ou então quanto mais metas forem inserindo no seu alvo!

    Bom geralmente nao comento esses textos…mas o seu me deu mta vontade!
    Deixo tb a desculpa pelos erros ortográficos e gramáticais!!! Uso mto mal as palvras, prefiro as imanges!!

    Acho que consegui matar “ela” mais um pouquinho!
    vlw
    =J

Leave a Reply

